top of page

Contagem regressiva para fim da ARI de camarões não viáveis.
Consulta pública se encerra no próximo dia 14 de fevereiro

camarão.jpg
forsafelogo.png
logo.png
logo_20sindipi0.png
LOGO SITRAPESCA.png
GC_20020.png
radionaval_fundo_transparente.png

Encerra-se no próximo dia 14 de fevereiro de 2020 a consulta pública sobre a Análise de Risco de Importação (ARI) de camarões não viáveis (limpos, eviscerados, sem casca e sem cabeça) destinados ao consumo humano. Clique aqui neste link para acessar o documento preparado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

O Mapa anunciou em 02 de dezembro que a consulta estaria aberta por 60 dias para estimar os riscos de introdução e disseminação de doenças de camarão no território nacional a partir da importação de camarões limpos.

 

A análise possui caráter genérico, ou seja, as conclusões se aplicam ao produto originado de qualquer país exportador. Segundo o Mapa, foram analisados 44 agentes patogênicos apontados como perigos potenciais para a carcinicultura nacional. Seis foram retidos para a avaliação de risco e os outros 38 não foram considerados perigos, tendo em vista já terem sido reportados no Brasil, ou porque não foram encontradas evidências científicas que permitissem enquadrar o agente patogênico como um perigo.

 

Para quem ainda deseja participar, basta enviar suas considerações e sugestões, tecnicamente fundamentadas para o endereço eletrônico cgri.dsn@agricultura.gov.br com o assunto “ARI camarões”.

AC2 Produção, Comunicação & Marketing Email:ac2@ac2video.com.br - fone 47 984190414

bottom of page