top of page
Buscar

"IFC Amazônia 2025: O Futuro da Pesca e Aquicultura Sustentáveis na Região Amazônica"


Da redação: Por Antônio Carlos Corrêa


O IFC Amazônia 2025 será realizado de 23 a 25 de abril, em Belém do Pará, com o tema central “Produção de Pescado Para Uma Amazônia Sustentável”. Este evento internacional se destaca como um dos mais importantes fóruns de discussão sobre pesca e aquicultura na região, reunindo especialistas, estudantes e profissionais em torno de uma ampla programação científica, que inclui mais de 40 horas de conteúdo, com palestras, workshops e painéis.


Os temas abordados abrangem mercado mundial de pescado, sustentabilidade, rastreabilidade, nutrição de peixes e sanidade na aquicultura. Entre os palestrantes confirmados estão Audun Lem, vice-diretor da FAO, e Nathan Oliveira Barros, da UFJF, além de renomados pesquisadores da Embrapa e outras instituições de destaque. O evento também contará com uma feira de tecnologias e negócios, proporcionando oportunidades para networking e inovação.

A edição deste ano será realizada em conjunto com o 23º Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP), promovendo debates sobre o futuro da produção de pescado na Amazônia. A programação inclui a submissão de trabalhos científicos até 24 de março, que poderão ser apresentados no evento e registrados nos anais. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site oficial.


Destaques incluem o painel inaugural “Tendências em relação ao mercado mundial de pescado, oportunidades e estratégias para a região amazônica”, no dia 23, com Audun Lem e Manoel Xavier Pedrosa Filho, da Embrapa. Outro tema relevante é o painel sobre o “Mercado de carbono na aquicultura e pesca”, apresentando estratégias de renda sustentável, com palestrantes como Nathan Oliveira Barros e Dr. Bruce Fosberg, do INPA.


Nos dias 24 e 25, a programação se diversifica. O Simpósio Internacional de Aquicultura abordará temas como sustentabilidade, rastreabilidade, nutrição e sanidade na aquicultura, com especialistas como Anderson Luis Alves, Renato de Almeida e Henrique Figueiredo.

Além de sua relevância científica, o evento ganha notoriedade por ser um marco pré-COP 30, contribuindo para debates sobre soluções sustentáveis para a Amazônia e culminando na elaboração da “Carta de Belém”. O presidente do IFC Amazônia, Altemir Gregolin, reforça que a conferência busca consolidar a aquicultura e pesca como alternativas econômicas sustentáveis e estratégicas para o desenvolvimento da região.


Com expectativa de atrair cerca de 5.000 participantes, segundo Eliana Panty, CEO da Expo Fish, o IFC Amazônia reafirma sua posição como o maior evento de aquicultura e pesca da região, conectando o presente ao futuro e posicionando a Amazônia como protagonista no cenário mundial de produção de pescado.



Comentários


AC2 Produção, Comunicação & Marketing Email:ac2@ac2video.com.br - fone 47 984190414

bottom of page