29/06/2018
Itajaí sediou o 3° Encontro Interregional de Mulheres Pescadoras
O 3° Encontro Interregional de Mulheres Pescadoras ocorreu hoje (29), na Associação do Porto de Itajaí. O evento, realizado no Dia Nacional do Pescador, busca valorizar as mulheres que atuam na atividade da pesca na região. A realização foi promovida pela Secretaria de Pesca e Aquicultura da cidade, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e integra a agenda oficial dos 158 anos de Itajaí e da 7ª Semana do Pescador.
 
Ao todo, a ação reuniu participantes de 14 municípios do litoral Norte de Santa Catarina: Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú, Navegantes, Balneário Piçarras, Penha, São Francisco do Sul, Barra do Sul, Barra Velha, Joinville, Araquari e Itapoá. Após 10 anos, o encontro voltou a ser promovido em Itajaí.
 
Debates, palestra motivacional com o escritor Ainor Lotério, disputa de regata de remo e doação de livros fizeram parte da programação. Também foram oferecidas orientações de prevenção e saúde da mulher, artesanato, atrações culturais e serviços estéticos e de beleza.
 
Para a presidente da Colônia de Pescadores de Piçarras, Adriana Ana Fortunato Linares, o papel que a mulher desempenha no segmento da pesca é fundamental. “Nós, mulheres pescadoras, damos o suporte para o pescador e também somos protagonistas, assumindo todas as atividades que envolvem a cultura da pesca”, ressaltou.
 
A pescadora, Márcia Verônica de Oliveira dos Santos, de 44 anos, fez questão de agradecer a iniciativa. “Sou muito grata pelo apoio que estamos tendo. É fundamental que as mulheres que atuam na pesca recebam este incentivo. É uma grande alegria poder participar deste evento”, afirmou.
 
O prefeito Volnei Morastoni reforçou o compromisso do município com a pesca e com a valorização das mulheres. “Neste dia especial, quero lembrar que a mulher pescadora desempenha um papel muito importante para a nossa sociedade e é nosso compromisso exaltar isso. Itajaí está muito ligada com a atividade pesqueira e com tudo o que envolve esse encontro do rio e do mar, que nos proporciona uma sintonia muito positiva. Vivemos em uma cidade abençoada e as mulheres pesqueiras contribuem para enriquecer ainda mais a nossa bela Itajaí”, arrematou.
Senhor, como teus apóstolos eu também sou pescador.Fiz do mar, Senhor, minha morada, meu sustento, meu amigo e confidente.
 
Te agradeço pela vida que tenho, mulher, filhos, companheiros de pesca e meu barco. Muitos não conhecem o quão é maravilhosa esta imensa e poderosa criação de tuas mãos, eu sei Senhor. Eu sei o que tem sido enfrentar a fúria desse mar, suas tempestades, o desafio de entende-lo e domina-lo Se perder neste vasto mundo d' água e fazer do vento e das orações os únicos meios para voltar. Mas não reclamo Senhor, eu amo essa vida.
 
Só peço que tua mão me dirija, que o teu amor me proteja e teu poder acalme a tempestade e as ondas. Quanto aos peixes Senhor, eu sei que farás comigo como fizesse com Pedro, por isso creio que nunca me faltarão, pois lançarei a minha rede confiante na Tua palavra. Protege meu lar aqui na praia, abençoa meus filhos e minha mulher. Dá a ela a segurança que tu, meu Senhor, Sempre me farás voltar.
 
Obrigado por tudo.
Senhor.
HOME 
VENTO E MAR