Em 10 dias, as 37 embarcações licenciadas para capturar tainha no Sul e Sudeste brasileiro extrapolaram o limite de captura. Outras 13 traineiras terão até quarta-feira para pescar
 
A temporada de pesca industrial da tainha teve tempo recorde este ano. Em reunião no sábado (09), os armadores decidiram encerrar a safra ao final da noite de domingo (10). Em 10 dias, as 37 embarcações licenciadas para capturar o pescado no Sul e Sudeste brasileiro extrapolaram o limite de captura.  Outras 13 traineiras, que receberam a autorização apenas na semana passada, terão até quarta-feira para cercar o restante da cota de tainhas. No total, as empresas foram liberadas a capturar 2.221 toneladas do peixe.
 
O diretor industrial Antônio Linelli conta que o grande volume de tainhas alterou a rotina da indústria em Itajaí. Segundo ele, o tempo médio para processar o pescado trazido por uma embarcação é de dois dias. “As empresas já vem amargando um prejuízo enorme e ainda há muito peixe lá fora. O volume é alto e a cota é pequena. A safra em 10 dias tem sido com um volume muito grande e, parando essa safra, dentro de três dias as empresas estão paradas em relação à tainha”, projetou.
 
O presidente do Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região), José Jorge Neves Filho, ressalta que a parada na pesca da tainha é para manter uma safra sustentável, que não prejudique as pescas dos próximos anos. “Esse ano conseguimos que mais barcos pesquem e queremos cumprir a questão da cota. Tivemos uma superprodução de pescados, estamos satisfeitos e agora vamos respeitar o que prometemos. Por isso, estamos pedindo aos associados para que parem a pesca para honrarmos o nosso trato”, argumentou o presidente.
 
Fonte ND
11/06/2018
Traineiras estouram limite de cotas em 10 dias e temporada é encerrada mais cedo
Senhor, como teus apóstolos eu também sou pescador.Fiz do mar, Senhor, minha morada, meu sustento, meu amigo e confidente.
 
Te agradeço pela vida que tenho, mulher, filhos, companheiros de pesca e meu barco. Muitos não conhecem o quão é maravilhosa esta imensa e poderosa criação de tuas mãos, eu sei Senhor. Eu sei o que tem sido enfrentar a fúria desse mar, suas tempestades, o desafio de entende-lo e domina-lo Se perder neste vasto mundo d' água e fazer do vento e das orações os únicos meios para voltar. Mas não reclamo Senhor, eu amo essa vida.
 
Só peço que tua mão me dirija, que o teu amor me proteja e teu poder acalme a tempestade e as ondas. Quanto aos peixes Senhor, eu sei que farás comigo como fizesse com Pedro, por isso creio que nunca me faltarão, pois lançarei a minha rede confiante na Tua palavra. Protege meu lar aqui na praia, abençoa meus filhos e minha mulher. Dá a ela a segurança que tu, meu Senhor, Sempre me farás voltar.
 
Obrigado por tudo.
Senhor.
HOME 
VENTO E MAR