Reunião CIDASC e armadores no SINDIPI - Foto: Juliana Soares
Depois de treinamentos e reuniões no SINDIPI, começou nesta segunda-feira, dentro do prazo previsto pelo órgão, o treinamento dos fiscais da Cidasc para atuar na certificação de embarcações de pesca, com objetivo de retomar as exportações para a União Europeia. Os fiscais vão realizar um check list nas embarcações, conferindo o que diz as normas exigidas pela União Europeia para barcos e locais de desembarque do pescado. Segundo Jamyle Vianna, auditora fiscal federal agropecuária do Mapa que é responsável pela capacitação, os itens a serem verificados incluem questões estruturais e controle de procedimentos operacionais com o pescado.
 
Um dos pontos a ser verificado pelos fiscais é se o material que entra em contato com o pescado é de fácil higienização. Os espaços de armazenamento do peixe não podem ser de madeira, por exemplo. Precisam estar revestidos com materiais adequados, como fibra de vidro ou aço inox.
 
Agilidade:
 
A inspeção é rápida, de acordo com a auditora. Mas os resultados dependerão da adequação das embarcações e dos atracadouros às normas. Jamyle ressalta que a fiscalização conjunta com a Cidasc tem o objetivo de inspecionar, e não o de simplesmente liberar as empresas para retomar as exportações.
 
Quem não cumprir os pré-requisitos poderá adequar-se e pedir nova inspeção.
20/02/2018
Tem barco que vai ter que revestir o porão com fibra ou inox! A Inspeção dos barcos de pesca em SC levará em conta estrutura e procedimentos com o pescado
Senhor, como teus apóstolos eu também sou pescador.Fiz do mar, Senhor, minha morada, meu sustento, meu amigo e confidente.
 
Te agradeço pela vida que tenho, mulher, filhos, companheiros de pesca e meu barco. Muitos não conhecem o quão é maravilhosa esta imensa e poderosa criação de tuas mãos, eu sei Senhor. Eu sei o que tem sido enfrentar a fúria desse mar, suas tempestades, o desafio de entende-lo e domina-lo Se perder neste vasto mundo d' água e fazer do vento e das orações os únicos meios para voltar. Mas não reclamo Senhor, eu amo essa vida.
 
Só peço que tua mão me dirija, que o teu amor me proteja e teu poder acalme a tempestade e as ondas. Quanto aos peixes Senhor, eu sei que farás comigo como fizesse com Pedro, por isso creio que nunca me faltarão, pois lançarei a minha rede confiante na Tua palavra. Protege meu lar aqui na praia, abençoa meus filhos e minha mulher. Dá a ela a segurança que tu, meu Senhor, Sempre me farás voltar.
 
Obrigado por tudo.
Senhor.
HOME 
VENTO E MAR