É com este espírito e com esta determinação que o setor precisa caminhar a partir de agora. Não temos mais tempo para o pessimismo ou para as reclamações diárias. Este deve ser um tempo de ação, de planejamento estratégico, de metas, de foco.
As lamentações precisam dar lugar à perspectivas, precisamos avançar. Muitas vezes me torno repetitivo, mas é preciso evoluir, como pessoa, empresário e gestor de empresa.
No começo deste ano tivemos nesta casa a visita do nosso representante no governo federal, ministro Blairo Maggi. E de acordo com o ministro o nosso setor vive um momento de desunião e desorganização. Uma afirmação que não é novidade para nenhum de nós. Então, porque não mudar, porque não ter união, fortalecimento de uma equipe que precisa deixar de lado o olhar micro e passar para uma visão macro.
Sei, assim como todos os nossos associados, que tivemos dias difíceis, as dificuldades refletiram em vários setores da economia. Os entraves não podem criar raízes, não podem ser usados como desculpas. Precisamos sim, trabalhar, produzir, buscar incentivos, lutar pela nossa pesca para termos resultados e pôr fim ao pessimismo da nossa categoria.
É esta energia que devemos ter junto ao nosso grupo de associados, diretoria, colaboradores e técnicos para realizarmos conquistas e promovermos valorização da nossa pesca.
Senhor, como teus apóstolos eu também sou pescador.Fiz do mar, Senhor, minha morada, meu sustento, meu amigo e confidente.
Te agradeço pela vida que tenho, mulher, filhos, companheiros de pesca e meu barco. Muitos não conhecem o quão é maravilhosa esta imensa e poderosa criação de tuas mãos, eu sei Senhor. Eu sei o que tem sido enfrentar a fúria desse mar, suas tempestades, o desafio de entende-lo e domina-lo Se perder neste vasto mundo d' água e fazer do vento e das orações os únicos meios para voltar. Mas não reclamo Senhor, eu amo essa vida.
Só peço que tua mão me dirija, que o teu amor me proteja e teu poder acalme a tempestade e as ondas. Quanto aos peixes Senhor, eu sei que farás comigo como fizesse com Pedro, por isso creio que nunca me faltarão, pois lançarei a minha rede confiante na Tua palavra. Protege meu lar aqui na praia, abençoa meus filhos e minha mulher. Dá a ela a segurança que tu, meu Senhor, Sempre me farás voltar.
Obrigado por tudo.
Senhor.